Card Image

Previdenciários INSS (RGPS)

Aposentadoria por idade do trabalhador urbano

Artigo atualizado | 19/02/2024

Navegue por tópicos

A aposentadoria por idade urbana é um benefício do INSS para trabalhadores urbanos que contribuíram por um período e atingiram a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens. Além da idade, é necessário ter 15 anos de contribuição e 180 meses de carência. A Reforma da Previdência aumentou para 20 anos o tempo de contribuição para homens que começaram a contribuir após 13/11/2019. O valor da aposentadoria varia conforme a média dos salários de contribuição, podendo ir de um salário mínimo até o teto do INSS. O benefício pode ser negado devido a inconsistências nos dados, mas um advogado especializado pode ajudar na organização dos documentos e no aumento do valor do benefício.

CONCEITO 

A aposentadoria por idade urbana é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é destinada aos trabalhadores urbanos que contribuíram para a Previdência Social por um determinado período e atingiram a idade mínima exigida. 

QUAL A IDADE MINIMA PARA ACESSAR ESTE BENEFÍCIO? 

A idade mínima para requerer este benefício é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. 

PRECISO TER TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO? 

Além da idade mínima, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição para ter direito à aposentadoria por idade. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos, mas além do tempo de contribuição é necessário o cumprimento da carência que corresponde a 180 meses de pagamento em dia das contribuições. 

A Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência), aumentou de 15 para 20 anos o tempo de contribuição para o homem que contribuir pela primeira vez depois de 13/11/2019. 

O VALOR DA MINHA APOSENTADORIA POR IDADE VAI SER DE QUANTO? 

O valor do benefício da aposentadoria por idade urbana é calculado levando em consideração a média dos salários de contribuição do trabalhador ao longo do período trabalhado conjugado com o tempo de contribuição. Então, o valor pode variar de um salário mínimo (R$1.412,00) até o teto do INSS que é de R$ 7.786,02. 

É POSSÍVEL QUE MINHA APOSENTADORIA SEJA NEGADA MESMO APESAR DE TER O DIREITO?   

Sim! Infelizmente o INSS pode negar o benefício, pois, o órgão é muito rigoroso quando as informações nos bancos de dados são inconsistentes ou ausentes. 

DE QUE FORMA UM ADVOGADO PODE AJUDAR PARA ACESSAR A APOSENTADORIA POR IDADE? 

O advogado especialista em direito previdenciário pode ajudar na organização dos documentos, pois, sabe quais os documentos são importantes para a análise do INSS. Também pode ajudar a melhorar o valor do benefício, uma vez que, tem conhecimentos sobre as regras de cálculo e sobre os documentos que podem fazer melhorar o valor da aposentadoria.   

Compartilhar com: